Como um CRM ajuda a solucionar os principais desafios do setor de vendas?

Como um CRM ajuda a solucionar os principais desafios do setor de vendas?

Publicado por nome do autor em data do post

O CRM ou Gestor de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta e também uma estratégia. As empresas que o adotam têm como foco de negócio o cliente e suas necessidades. Mas como fica o setor de vendas?

Muitas pessoas acreditam que a solução é apenas uma lista de contatos mais elaborada, não contribuindo para a conversão que mais interessa. Essa concepção errônea desconsidera os impactos positivos que a ferramenta tem também em outros setores.

Por isso, mostramos aqui como o CRM ajuda a solucionar os principais desafios do setor de vendas!

O objetivo principal do CRM é gerenciar clientes…

Uma empresa que pensa em ter um CRM quer melhorar a gestão de clientes. O software e sua filosofia realmente tem como foco entender as interações e as necessidades desse público. Seu objetivo é, a partir dessa compreensão, otimizar ao máximo a experiência do cliente para captá-lo e fidelizá-lo.

Para cumprir a este objetivo principal, o CRM analisa e compreende as demandas dos clientes.

É preciso entender o público-alvo para tornar as vendas mais efetivas e fidelizá-los. A solução consegue informações valiosas para cumprir isto, como produtos ou serviços mais procurados conforme o perfil de cliente, épocas em que mais compra, tipo de cliente que consome mais, e as vantagens que mais agradam.

A ferramenta também fortalece as relações com os clientes a partir do momento em que os conhecem mais.

Isso proporciona à empresa personalizar e oferecer a melhor experiência de compra, aumentando a satisfação. O resultado é ter relações fortes, que estimulam compras com mais frequência.

Por tudo isso, a partir dos dados digitais captados pelo CRM, os gestores definem estratégias para fomentar o setor de vendas.

…mas ele pode ajudar o setor de vendas de outras formas

O CRM vai além de seu objetivo principal de gerenciar clientes.

É uma importante solução para os desafios enfrentados pelo setor de vendas.

Como demonstramos, ele aborda todos os pontos de contato do cliente com a marca, oferecendo uma gestão 360°. As vendas não são um ponto de contato? Então o CRM chega até esse fluxo, pois utiliza as informações da clientela para gestão de contas, leads e oportunidades de vendas.

E como ele auxilia o setor de vendas?

Com duas ações principais: melhorando o fluxo interno de trabalho e proporcionando maior desempenho e melhores resultados.

Melhoria no fluxo interno de trabalho

Os processos internos, quando bem organizados, fazem enorme diferença na relação com o cliente, mas ainda mais nas vendas. Afinal, a melhoria nesse fluxo interfere positivamente nesta relação.

Algumas estratégias que o CRM utiliza para melhorar o fluxo interno de trabalho do setor de vendas é planejar as vendas.

Não existe organização sem planejamento. Por isso, planejar as vendas deve ser uma prática obrigatória em qualquer empresa que quer ter bom desempenho. As técnicas e as estratégias de vendas só darão certo se forem planejadas.

E como fazer isso?

Estabelecendo metas claras, objetivas, passíveis de serem alcançadas e com prazo determinado. O CRM te dá todas as informações essenciais para que você entenda o perfil de compra do cliente, os pontos de sazonalidade, e muito mais. E o melhor: todos esses dados estão compilados em um único local.

Disso, decorre uma outra ação possibilitada pela ferramenta: uso de dados confiáveis pelo setor de vendas.

Se o CRM consegue fornecer dados confiáveis, suas ações serão mais assertivas, com menores chances de erros.

Por estarem em um único local, as informações são mais facilmente compartilhadas entre os profissionais da empresa. Isso inclui o setor de vendas em si, mas também sua integração com o setor de marketing. Sem dúvidas, melhora o fluxo interno de trabalho.

Maior desempenho e melhores resultados

Se o fluxo interno está otimizado, é natural pensar que sua empresa terá maior desempenho e melhores resultados. E, de fato, o CRM possibilita isso de várias maneiras. Veja:

  • Criar ofertas segmentadas de forma precisa: a oferta precisa é a chave para conversão de vendas, e o CRM utiliza os dados coletados na jornada para oferecer algo que gera resultados, pois atende exatamente às demandas do cliente;
  • Aumentar a conversão e a condução de leads até o fundo do funil de vendas: por captar os dados mais valiosos sobre os leads desde o início, o CRM facilita a vida dos profissionais que devem conduzir a conversão de leads em clientes;
  • Alinhar setores de vendas e marketing: a integração entre estes setores, por meio da automação de marketing proposta pelo CRM, diminui a distância entre a prospecção de contatos e a conversão;
  • Desenvolver processos de vendas ágeis: a partir da gestão eficiente de processos e dados e da integração, o fluxo de trabalho fica mais ágil, conferindo agilidade também ao processo de vendas.

O segredo — e maior desafio —  é utilizar o CRM adequadamente

Um CRM pode ser utilizado para prestar um atendimento excepcional ao seu cliente. Mas também é fundamental para fazer análise de métricas e indicadores-chave, avaliando se as estratégias adotadas trazem bons resultados.

Neste sentido, o software também é importante na hora de definir estratégias, pois apresenta todos os dados necessários sobre os clientes ao longo do tempo.

E é exatamente por isso que é uma ferramenta de sucesso do cliente, da melhor experiência possível.

No entanto, como bem pontuamos, a ferramenta deve ser utilizada em sua maior potencialidade. Saber utilizar bem o CRM é o grande desafio, porque ele não se limita à gestão de relacionamento com o cliente. É fundamental também para vendas e marketing.

Por isso, além de uma solução de ponta, como é o líder do mercado, o CRM Salesforce, uma ajuda pode cair bem. Empresas que oferecem consultoria especializada na solução escolhida são um trunfo para seu negócio. Isso porque todos os processos são montados com assertividade para cumprir os objetivos do negócio.

E é exatamente isso que a Sottelli faz.

Nós analisamos seu negócio para encontrar as melhores aplicações do CRM para atingir às metas traçadas.

Se você utilizar um CRM em seu máximo desempenho, poderá solucionar muitos desafios do setor de vendas. Com a solução correta e o auxílio especializado, certamente você atingirá seus objetivos.

Veja como a Sotelli ajudou a Pearson a reduzir em 90% os fluxos de atendimento!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista