Salesforce: Empresa que mais cresce em transformação digital

Salesforce: Empresa que mais cresce em transformação digital

Publicado por nome do autor em data do post

Transformação digital!

Está aí um termo que todos — dos mais aos menos antenados nas novidades do mercado — já ouviu. Para os primeiros, na verdade, trata-se da realidade: um processo em andamento, uma reorganização do fluxo produtivo e estratégico dentro da própria empresa.

Para os últimos, uma novidade; um conceito que ainda precisa de contornos. Na cabeça de cada uma dessas pessoas, de diferente perfis corporativos, encontramos as mesmas dúvidas:

  • Será que vale a pena investir em Transformação Digital?
  • Quais serão os resultados?
  • E qual solução colocará a sua empresa em sintonia com esse movimento de mudança?

A verdade é que a Transformação Digital já vem abalando as estruturas corporativas em todo mundo. Não por menos, 70% das empresas americanas já estão trabalhando em uma estratégia de digitalização atualmente.

Para se ter uma ideia, só em 2019 o investimento estimado em tecnologias do tipo foi de US$ 2 trilhões.

Para gestores e empreendedores brasileiros, observar esses dados significa também enxergar um sinal de alerta se acender. Afinal, não é hora de rumar para o futuro e implementar, em seu negócio — seja ele pequeno, médio ou grande — a Transformação Digital?

Nossa resposta: sim, a hora é agora!

Se manter em sintonia com os movimentos do mercado é também uma forma de acompanhar, de perto, as necessidades dos consumidores. E isso é essencial para os negócios atuais.

Não por menos, a experiência do cliente é um dos pilares da Transformação Digital.

Segundo pesquisa da PWC,  realizada com mais de 2.300 executivos sênior de mais de 76 países, quase metade das companhias passaram a investir na digitalização justamente por conta da necessidade de melhorar a experiência do seu consumidor.

Agora, onde o Salesforce entra nessa discussão? É o próximo paralelo que faremos.

Para comparação, a pesquisa da PWC mencionada acima elenca o Salesforce como uma das principais empresas alinhadas com a digitalização, ao lado de gigantes como Netflix e Disney.

A grande diferença? O Salesforce está na linha de frente da Transformação Digital. A ferramenta que disponibiliza não é apenas um complemento para sua estratégia, mas um meio de revolucionar os seus processos.

Quer entender como o Salesforce pode ser o diferencial competitivo que faltava para sua empresa se modernizar? É só continuar a leitura para entender mais!

Salesforce: sinônimo de Transformação Digital

Como movimento, a Transformação Digital busca alterar as bases organizacionais de empresas, instituições e da sociedade como um todo.
Os protagonistas dessa mudança são as tecnologias digitais e seus variados recursos, como cloud computing, redes sociais, big data, analytics aprofundado, Inteligência Artificial, Internet of Things, blockchain, etc.

Ao unir tudo isso com estratégias inovadoras, é possível criar modelos de negócios que preparam as empresas para o futuro e para a transformação digital.

Ou seja, além de cumprir com as exigências por uma melhor experiência do cliente, as empresas fazem isso enquanto crescem de forma escalável, potencializando os resultados.

No âmbito operacional, isso significa implementar uma série de ferramentas dentro do processo corporativo interno. Afinal, além da automação, digitalizar uma empresa se trata de integrar seus setores e centralizar as informações.

Com maior transparência e assertividade na leitura dos dados, é possível tomar decisões baseadas em fatos reais. Ou seja, a Transformação Digital busca um estabelecer um mundo corporativo científico e ágil — e não apenas holístico.

E é aí que o Salesforce entra.

Customer Relationship Management, que traduzindo fica Gestão de Relacionamento com Clientes. Esse é o propósito do Salesforce, uma ferramenta conhecida como CRM (as iniciais do termo em inglês).

Por meio de uma série de recursos integrados, com o Salesforce, sua empresa consegue administrar toda gestão de relacionamento com um contato (substituir por cliente). Do ponto que ele se torna um lead na sua empresa até o pós-venda, trabalhando em sua fidelização.

Com o Salesforce, você tem em mãos a possibilidade de visualizar todo histórico de interações de cada pessoa com a sua empresa. Das visitas em seu blog às ligações feitas e e-mails trocados.

Ou seja, se trata de uma gestão 360º da empresa que envolve vendas, marketing, atendimento e também todos os pontos de contato possíveis.

O próximo passo é o foco no cliente

Com a Transformação Digital, o mercado ruma para uma nova realidade. O foco é o cliente: sua satisfação, sua experiência, a forma como ele usa o seu produto ou serviço e como isso impacta no seu dia.

Por isso, quando falamos que o Salesforce é um sinônimo de Transformação Digital, queremos dizer exatamente isso: se trata de uma plataforma que viabiliza essa digitalização.

É um meio para que sua empresa se transforme digitalmente.

Afinal, é focada em justamente aprimorar a forma com que você se relaciona com o cliente. Com a ferramenta, sua empresa tem em mãos incontáveis recursos para se manter presente na vida dos clientes e, ainda, potencializar suas próprias vendas.

Com o Salesforce, sua empresa não apenas coleta e centraliza dados de seus clientes. Na verdade, o software dá o poder de conhecê-los.

E isso não se trata apenas do conhecimento isolado; sobre cada empresa, mas sim sobre o seu segmento de mercado. Cada dado serve de insumo para que você entenda o cenário, as tendências, os comportamentos de consumo.

No fim das contas, tudo pode ser transformado em inteligência de mercado para ser aplicado em sua estratégia de negócios.

Transforme o seu operacional

O Salesforce possibilita a automação de diversas atividades que, antes, eram conduzidas manualmente.

Ao apostar em uma solução assim, você dá espaço para que sua equipe foque no âmbito estratégico do negócio — enquanto o operacional é mantido pelo próprio software.

Ou seja, toda carga repetitiva — e que lhe custava dinheiro — pode ser assumida pela ferramenta.

Assim, o acompanhamento das métricas, o desempenho de suas ações e o contato direto com os clientes é feito de perto e de forma constante. Uma forma de manter seu fluxo produtivo em atividade, pronto para tomar decisões assertivas.

Renove o seu modelo de negócios

A mudança significa o avanço.

Um software capaz de impactar vários setores de uma única vez certamente ocasiona uma mudança na forma de conduzir os processos. Não apenas as funções operam diferente, mas a interação entre setores adquire contornos inovadores e proativos.

Dessa forma, de dentro para fora, é possível observar a transformação do modelo de negócios.

Com o Salesforce, você integra áreas essenciais do escopo administrativo e comercial do negócio. Com isso, seu poder de imersão é exponencialmente maior. Além de analisar e retirar informações valiosas de seus dados, o que impacta na sua solução (em seu processo produtivo, de entrega, de pós-venda, etc), é possível absorver muito mais.

Com alto poder de inteligência de mercado, sua empresa aprimora o modelo de negócios vigente — enquanto também conhece (e cria) outros, que podem diversificar suas entregas e se transformar em diferentes fontes de renda.

Na verdade, essa é quase uma “consequência” da implementação da Transformação Digital. Uma pesquisa descobriu que mais de 60% das empresas que se digitalizaram descobriram novos modelos de negócios.

Salesforce: Empresa que mais cresce em transformação digital

Salesforce-Tower-New-York

Uma ponte para um melhor futuro corporativo: 6 vantagens de se utilizar o Salesforce

Certo, você já entendeu que o Salesforce é uma solução que alinha sua empresa com a Transformação Digital. No entanto, como isso funciona na prática? É preciso apenas desse software e nada mais?

A resposta é mais complexa que isso, mas a gente pode simplificar. A Transformação Digital depende de uma série de decisões estratégicas que vão modificar o dia a dia da sua empresa.

Como adiantamos lá no começo do artigo, se trata da adoção de recursos tecnológicos para tornar todo processo (operacional e estratégico) mais integrado. Dessa forma, é possível exercer um controle maior sobre o resultado final, além de buscar na fonte (nos dados) o insumo necessário para entender seus pontos de melhoria.

A possibilidade de uma gestão 360º, concentrada em uma única plataforma, é um passo decisivo na sua jornada pela digitalização. Além disso, é também uma forma de começar esse processo de transição pela parte operacional e estratégica da empresa (a administrativa, o marketing) e pela parte que a mantém de pé (vendas).

Por isso, é possível dizer que, na prática, implementar o Salesforce é adotar as premissas de uma realidade moderna. É colocar a sua empresa no mapa da Transformação Digital.

Confira como a plataforma pode impactar o seu negócio!

1# Organize todas as informações

A função prática de um CRM, de armazenar e centralizar a informação de incontáveis clientes, é um dos maiores insumos operacionais do Salesforce.

Com isso, sua empresa tem maior controle organizacional sobre a ficha de cada cliente. Muito além de seus dados de contato, falamos do histórico de interações e muito mais.

Tudo isso, vale ressaltar, em uma base de cloud computing. Ou seja, é possível acessá-los de qualquer dispositivo móvel, sempre atualizados.

2# Alinhe a comunicação e a filosofia de trabalho

O Salesforce alinha as informações dos clientes em um nível que preza pela continuidade do trabalho. Dessa forma, não importa qual equipe ou funcionário esteja dialogando com ele, os pontos de contato preferenciais estão lá, assim como suas preferências e dores.

Isso acarreta em uma manutenção da sua filosofia de trabalho, sem o risco de gargalos uma vez que esse cliente passe de um setor ao outro (vendas ao pós-vendas, por exemplo).

3# Eficiência ao atender os clientes

O resultado imediato dos dois pontos acima é que sua empresa se torna dona de uma eficiência sem igual no que diz respeito à resolução de problemas.

Com dados centralizados, aprofundados e atualizados, é possível ajudar os clientes de forma assertiva e ágil.

Esse é um dos trunfos de um CRM tão completo: tornar o atendimento ao cliente um diferencial, o que aprimora sua experiência — logo, impactando em sua fidelização.

4# Automatize entregas repetitivas

Por outro lado, há o trabalho operacional que envolve o processo de conversão dos leads em clientes. Relatórios a serem preenchidos, planilhas a serem atualizadas, documentos legais a serem armazenados.

No dia a dia convencional, isso significa uma fatia importante da rotina produtiva da equipe.

Com o Salesforce, essas tarefas são automatizadas de acordo com critérios predefinidos e de maneira muito rápida. Assim, seu time se vê livre para atuar diretamente em questões estratégicas para o negócio, como o contato com o cliente e o fechamento de vendas.

5# Acesse relatórios completos e aprofundados

Com o Salesforce você consegue organizar uma estrutura eficiente e completa das informações de seu negócio, visualizando o seu desempenho em cada frente do negócio, inclusive em dispositivos móveis.

Com isso, o resultado imediato disso é um alto poder analítico dos dados, o que possibilita a criação de relatórios e gráficos aprofundados.

Assim, é possível analisar de forma contextualizada todos os pontos que afetam o desempenho do seu negócio.

6# Sua empresa frente a um futuro de crescimento escalável

A otimização dos processos internos do seu negócio é um passo importante em direção a um futuro de crescimento escalável. Ao se adequar às exigências do mercado moderno e do novo perfil de consumidor, sua empresa se alinha às tendências para o futuro.

O Salesforce possibilita que seus setores de Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente sejam a base de uma verdadeira máquina de vendas, capaz de mitigar as falhas das execuções e buscar uma rotina produtiva eficaz e cada vez mais otimizada.

Com isso, o crescimento escalável se torna não apenas um objetivo, mas uma realidade.

Prepare-se para transformar seu negócio com o Salesforce

De forma direta, é possível afirmar que o Salesforce é o seu parceiro nessa jornada. Não apenas no sentido de facilitar a sua vida, mas de ser um agente de transformação — seja a digital, seja na forma de conduzir negócios e atender os clientes.

Sendo assim, o melhor CRM do mundo pode agregar valor ao seu negócio, melhorando a qualidade das suas entregas e poupando custos.

E a Sottelli atua justamente nessa linha de frente, conectando a sua empresa com o que há de mais moderno em gestão de relacionamento com clientes.

Que tal se, juntos, realizarmos essa transformação em seu negócio para colocar a sua empresa na crista da onda de uma nova realidade de mercado — mais ágil, mais eficiente e mais moderna?

Converse conosco, explique as necessidades do seu negócio e deixe que nossos consultores lhe indiquem como o Salesforce pode ser a solução perfeita.

Então, quer conhecer o dia a dia da Sottelli de perto? Confira o nosso LinkedIn! Para mais conteúdos como esse, continue de olho nas postagens do nosso blog!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista