Novos dados revelam tendências na transformação digital e na TI

Novos dados revelam tendências na transformação digital e na TI

Publicado por nome do autor em data do post

A transformação digital vem provocando mudanças estruturais em todos os segmentos econômicos. Quando o assunto é mercado de TI, é algo intrínseco, que faz parte da evolução natural do setor.

E quais são as tendências que fazem parte dessa evolução? O Relatório de Tendências Tecnológicas Corporativas, da Salesforce, nos traz dados interessantes para ficar de olho para o próximo ano.

No relatório, foram entrevistados mais de 100 executivos de TI de empresas de todo o mundo. Foram abordadas 10 principais iniciativas de tecnologia da informação e seus níveis de priorização, prontidão e qualificação por parte dos gestores.

A transformação digital e as tendências de TI 

O relatório da Salesforce aponta 10 principais tendências de TI para os próximos anos. Mesmo com a transformação digital, vemos aparecer tendências que trazem o fator humano como chave nas organizações. São elas:

  1. Experiência do cliente;
  2. Experiência do empregado;
  3. Experiência dos desenvolvedores;
  4. Tecnologia móvel;
  5. Integração de sistemas;
  6. Inteligência Artificial;
  7. Tecnologia de voz;
  8. Desenvolvimento e aprendizado da equipe de TI;
  9. Blockchain;
  10. Segurança e confiança no ambiente de TI.

Experiência do cliente, dos profissionais da empresa e dos desenvolvedores

Consumidores e compradores B2B estão cada dia mais exigentes e capacitados. As experiências cotidianas com inúmeras empresas os levam a ter grandes expectativas. Afinal, boa parte delas estão conectadas e adaptadas aos desejos do público-alvo. Essa foi uma grande mudança que a transformação digital nos trouxe.

Por isso, a preocupação dos líderes de TI com a experiência do cliente se tornou prioritária. Grandes mudanças são realizadas para atender a este ponto. Conforme o relatório, 77% dos líderes estão aumentando o investimento na experiência do cliente.

Para tanto, as principais iniciativas envolvem sistema ou integração de dados, tecnologia de atendimento ao cliente, de segurança e identidade, tecnologia móvel e inteligência artificial com automação de marketing. Basicamente, buscam formas de atender a um padrão moderno de atendimento.

Ao mesmo tempo, enfrentam obstáculos na hora de seguir as novidades da transformação digital para a experiência do cliente. Dados e sistemas desconectados, prioridades concorrentes e orçamento insuficiente podem atrapalhar os planos.

A experiência do funcionário está intimamente ligada à experiência do cliente e aparece como tendência de TI. Afinal, funcionários insatisfeitos podem satisfazer os clientes? Certamente não, e, infelizmente, os líderes não colocam a experiência de seus profissionais como prioridade. Somente metade dos líderes estão investindo nessa experiência.

Eles reconhecem a importância da tecnologia na modernização do trabalho para conferir produtividade e capacidade na execução das atividades. No entanto, apenas 21% afirmam que sua tecnologia maximiza o engajamento dos funcionários.

Há, então, uma grande lacuna, que é justificada pelos mesmos motivos que atrapalham a experiência do cliente. Mas é preciso fazer um esforço para implementar a automação de fluxo de trabalho, analytics e outras iniciativas para melhorar a experiência dos profissionais.

Por fim, ainda merece destaque a experiência dos desenvolvedores como tendência de TI. Existe uma enorme demanda por desenvolvedores e pouca oferta. Não à toa, 72% dos líderes de TI dizem que as pendências de projetos impedem o trabalho em projetos estratégicos. Ou seja, sem desenvolvedores, o trabalho para.

Ainda assim, a experiência desse profissional é prioridade somente para 20% dos líderes de TI. Apenas 10% têm uma estratégia completamente definida sobre o assunto.

Tecnologia móvel

Dispositivos móveis são a tecnologia do presente e do futuro. Com a transformação digital, a maior parte dos profissionais passou a utilizar tais dispositivos para trabalhar e para tarefas pessoais. Clientes e empregados estão sempre com um smartphone na mão, e cabe aos líderes de TI adequar a realidade do ambiente de trabalho para isso.

E eles estão cientes, pois 99% acreditam que as empresas precisam ter mobilidade para prosperar no futuro. Mesmo assim, apenas 29% avançou nas habilidades de desenvolvimento móvel da equipe. E isso é explicado pelo fato de que menos da metade dos líderes dão alta prioridade aos dispositivos móveis.

Será necessário ter um olhar mais atento à essa tendência de TI, porque a globalização e a dispersão das equipes é uma realidade. A pandemia do novo coronavírus acentuou o trabalho remoto, mas não é novidade.

Você está pronto para avançar na transformação digital com a tecnologia móvel? Está pronto para oferecer uma boa experiência ao consumidor com aplicativos?

Inteligência artificial e Blockchain

Boa parte das organizações (42%) já utilizam inteligência artificial, e quase 70% afirmam que essa tecnologia transforma seus negócios. A IA é uma grande representante da transformação digital, mas poucas empresas possuem uma estratégia para ela completamente definida.

Os gestores têm grande desejo de aplicar IA para atender ao cliente, marketing, tecnologia da informação, e-commerce e vendas. Mas os desafios são muitos. Os mais evidentes são as habilidades técnicas insuficientes, prioridades concorrentes e orçamento limitado.

No mesmo sentido de promover a inovação para ganhar em competitividade, aparece o blockchain. Apesar de ser importante, na visão dos líderes de TI, somente 4% têm uma estratégia completamente definida, e apenas 6% deles têm habilidades avançadas na equipe.

Ambas as tecnologias advindas com a transformação digital, portanto, têm amplo espaço de crescimento. Por isso, são fortes tendências para a TI nos próximos anos.

Outras tendências

Como apontamos no início, o relatório da Salesforce listou 10 tendências que estão transformando a TI. Além das 6 já apontadas, temos outras

Quanto ao desenvolvimento e aprendizado da equipe de TI, é preciso olhar para as habilidades necessárias para a inovação. Somente 24% das organizações têm uma estratégia de aprendizado e desenvolvimento de equipe de TI totalmente definida. O desenvolvimento dos profissionais enquanto tendência de TI é, portanto, a maneira de suprir lacunas de habilidades, seja hard skills ou soft skills.

As práticas inovadoras advindas com a transformação digital ampliaram a preocupação com segurança e confiança. Não à toa, é a tendência com a estratégia mais bem definida e com o segundo nível mais alto de habilidades. A maioria das organizações de TI tem responsáveis pela segurança dedicados. Afinal, a GDPR e a LGPD estão aí.

Outra tendência é a tecnologia de voz. A realidade das tecnologias de voz no ambiente empresarial ainda deixa a desejar, porque o tema ficou em segundo plano na visão dos gestores de TI.

Mesmo assim, mais de um terço das organizações de TI corporativas usam tecnologias de voz voltadas para o cliente hoje, ainda que exista boa margem para ampliar o alcance também para funcionários.

Por fim, a integração de sistemas, que é um grande desafio. Reunir sistemas para criar experiências coesas de clientes e funcionários está entre as três principais prioridades de TI. Mesmo assim, os gestores estimam que apenas 29% de seus aplicativos são integrados.

Acompanhar a transformação digital e as tendências de TI não é exatamente uma opção. As empresas brasileiras que não se colocam neste caminho perdem principalmente em competitividade no mercado. Não focar nas experiências de cliente e profissionais, bem como em tecnologia móvel e outras tendências, é perder espaço no mercado.

Como está o processo de transformação digital em sua empresa? O que foi feito? Quais soluções você possui para seguir as tendências de TI? Converse com a Sottelli e veja como se adequar à nova era!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista