Salesforce: inovações para estruturar seu TI na era do home-office

Salesforce: inovações para estruturar seu TI na era do home-office

Publicado por nome do autor em data do post

A medida que 2020 avança, algumas das necessidades trazidas pela pandemia do Covid-19 começam a se tornar rotina. Mudanças profundas no dia a dia pessoal e corporativo. É provável que sua empresa, leitor, esteja passando por esse momento — seja no back-office ou no chão de fábrica. Para ajudar, a Salesforce criou duas soluções sob medida para os novos tempos. Que tal conhecê-los?

Não há como negar que, dentre os principais impactos da pandemia do Covid-19, está a redução do convívio. A impossibilidade de aglomerar-se limitou o trabalho em escritórios ou fábricas.

Para muitas organizações, isso significou a opção pelo home-office ou, no setor operacional, a necessidade de diminuir o time em atividade, separando os horários.

E mesmo funcionando, esse novo método é… Bem, uma novidade. Algo com o qual muitas empresas não estavam preparadas.

Agora, com a possibilidade da situação se manter, se traduzindo no “novo normal”, elas buscam formas de consolidar seus modelos operacionais. Provavelmente, leitor, é também o caso da sua organização.

Esse é o ponto que mais se destaca para os gestores: como gerenciar e administrar a produtividade dos funcionários em home-office — de uma forma realmente efetiva? E além disso, no chão de fábrica, como garantir que as restrições estão sendo cumpridas à risca?

Desafios aos montes e perguntas complicadas de serem respondidas.

Mas, com a ajuda da Salesforce, será possível.

A empresa americana, uma das principais expoentes da Transformação Digital, desenvolvedora do CRM #1 do mundo e pioneira na criação de infraestruturas, plataformas e sistemas na nuvem, colocou a mão na massa para entregar uma solução completa.

Na verdade, não apenas uma, mas duas.

O Work.com e o Salesforce Anywhere são as novidades da empresa para clientes de todo mundo, incluindo Brasil, que buscam fortalecer e adequar sua gestão aos novos tempos.

Que tal entender tudo sobre ambas e descobrir como elas podem ajudar no seu negócio?

Salesforce Work: segurança para trabalhos locais

Vamos começar pela ferramenta que melhor se encaixa nas demandas operacionais braçais. Afinal, é muito bom que o home-office tenha sucesso para tantas empresas e setores. No entanto, não há como negar que a produção do chão de fábrica é importante. Mais que isso, é vital para a sociedade, não apenas para o mercado.

Com isso, é mais do que natural a necessidade das empresas de voltarem com suas operações locais. Porém, como garantir a segurança e a produtividade, mesmo com a sombra da Covid-19 ainda viva?

É justamente essa resposta que o Work.com, plataforma que nasceu de uma parceria da Siemens com a Salesforce.

O Work.com é uma solução inovadora, que promete apoiar o retorno das atividades fabris nas empresas.

Ela funciona com base na plataforma Salesforce Customer 360 e nos recursos da Siemens Smart Infrastructure, que utiliza da Internet das Coisas, para gerenciar o chão de fábrica de A a Z: as pessoas, os processos e as entregas. Assim, será possível gerar e analisar dados em tempo real.

Tudo isso buscando reduzir as possibilidades de contágio e manter o ambiente saudável, seguro e produtivo.

Porém, o Work.com não se limita apenas ao ambiente fabril. Ele pode ser utilizado em escritórios. Não por menos, é a solução pioneira no conceito “touchless office” — ou escritório sem contato.

Na sua suíte de soluções, destaca-se o aplicativo móvel capaz de detectar níveis de ocupação do escritório (tecnologia chamada de contact tracing), indicando se o isolamento social está sendo obedecido, bem como a aglomeração nos ambientes.

E quem já está utilizando a solução? As próprias Salesforce e Siemens, em suas respectivas sedes.

Trata-se de um passo importante para o retorno seguro das pessoas aos seus trabalhos. Esse é um dos objetivos da Salesforce, que busca apoiar as empresas a implementarem tecnologias que os aproximem de uma rotina produtiva segura e modernizada.

Salesforce Anywhere: seu TI disponível para todos, em qualquer lugar

Fruto de outra parceria, dessa vez da Salesforce com a Tanium, que cria soluções de gestão de sistemas e segurança de endpoints, nasceu a plataforma Salesforce Anywhere.

Traduzindo, lê-se literalmente “Salesforce em qualquer lugar”.

Esse nome tem tudo a ver com a premissa da novidade. A plataforma servirá para estruturar, em um único dashboard intuitivo, as demandas do time home-office de TI das empresas.

Entre as features, está um help desk que ajudará o time de suporte a resolver questões da TI.

Para os gestores do setor de tecnologia, o Salesforce Anywhere trará, também em um único painel, uma visão aprofundada de todos os desktops ativos. Com isso, poderão acessar em tempo real suas configurações e qualquer incidente que for reportado.

O Salesforce Anywhere também utilizará do recurso de inteligência artificial da Salesforce, chamada de Einsten, para sugerir fluxos de trabalho efetivos — além de automatizar tarefas repetitivas.

O objetivo é buscar maior assertividade na resolução de problemas, bem como na tomada de decisões.

Afinal, para os setores de TI do mundo, o home-office é em si uma missão-crítica. Um ambiente descentralizado, complexo de gerenciar. Um dos desafios, por exemplo, é a conexão com internet.

A maioria dos funcionários isolados em casa trabalho utilizando sua própria Internet — algumas vezes com os computadores pessoais. Assim, além das brechas de segurança convencionais, deve-se considerar os softwares sem atualização, bem como os acessos a certos ambientes.

Esse cenário, por si só, representa grandes riscos à Infraestrutura na nuvem das empresas. Prezar pela segurança, com uma comunicação ágil e controle completo das operações, é essencial.

O Salesforce Anywhere representa um investimento das empresas na proteção e continuidade de seus ativos de tecnologia.

Além disso, é importante ressaltar que o momento é de mudanças. Agora, a TI terá de encarar uma realidade operacional praticamente remota, mas ainda mais ágil e descentralizada. No papel, isso significa que toda infraestrutura de processos dependerá de políticas, recursos e práticas mais colaborativas.

O Salesforce Anywhere, uma plataforma completa de gestão de serviços e segurança, entra nessa equação como a “cola” capaz de manter esse dia a dia altamente distribuído unido.

Para os interessados, saiba que o Salesforce Anywhere estará disponível em sua versão beta até o fim deste ano.

E então, animado para entender como as novidades da Salesforce podem potencializar os resultados da sua empresa no mercado de hoje? Converse com a Sottelli!

A Sottelli é uma consultoria especializada nas soluções na nuvem da Salesforce. Podemos ajudar seu negócio a adotar a tornar sua gestão de negócios mais ágil, moderna e eficiente. Interessado? Contate um de nossos especialistas!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista