Chegou o momento de escolher um CRM? O que levar em consideração?

Chegou o momento de escolher um CRM? O que levar em consideração?

Publicado por nome do autor em data do post

Você está decidido a investir em um CRM, porque percebeu que a solução pode alavancar seu negócio. Afinal, aprimorar a relação com o cliente é fundamental para qualquer negócio. No entanto, com tantas opções, é difícil escolher um CRM para suas necessidades de gestão.

Considerando essas inseguranças, apontamos os pontos mais importantes para considerar na hora de escolher a empresa parceira que fornecerá um CRM para seu negócio. Confira a seguir!

O que analisar em minha empresa antes de escolher um CRM?

Antes de escolher um CRM, existem pontos para você avaliar em sua empresa. Sua estrutura interna e seus processos precisam ser analisados antes de tomar uma decisão.

Porte da empresa, número de funcionários, ciclo de vendas, pontos de melhorias neste ciclo, vantagens que a ferramenta pode trazer para o negócio. O gestor precisa ter resposta para tudo isso, pois o CRM só fará sentido para uma empresa com uma estrutura de vendas minimamente definida.

Esse sistema ajudará a equipe a organizar e otimizar o processo comercial. Se ele não existir, não trará qualquer benefício e não agregará qualquer valor à empresa.

Outro ponto que você deve analisar em sua empresa antes de escolher um CRM são seus objetivos. Para que o CRM serviria no seu fluxo de trabalho? Quais os problemas e dificuldades que a ferramenta poderia resolver?

Gestão de leads, previsão e aumento de vendas? Redução do custo por venda e melhores taxas de conversão? Relatório analíticos? Pontue seus gargalos e desafios e veja o que pode ser resolvido.

O que um bom CRM deve ter?

Um bom CRM apresenta funcionalidades imprescindíveis para seus fluxos de trabalho relativos aos processos comerciais. Listamos algumas delas a seguir.

Colaboração e integração

Os diferentes departamentos de uma empresa devem conversar entre si para otimizar o desempenho de todo o negócio. O setor financeiro, por exemplo, deve saber quantas vendas são necessárias por mês para atingir a soma das remunerações dos colaboradores.

Seu CRM deve, portanto, facilitar a troca de informações e a colaboração dentro da empresa, de modo que cada área consiga obter o necessário para atingir suas metas.

Além de auxiliar na integração interna e na colaboração, o CRM deve ter fácil integração com outros aplicativos, sistemas e ferramentas, como redes sociais e automação de marketing.

Automação

Alguns CRM possuem maior capacidade de somar a estratégia de marketing por meio da automação. Um software que permite aos profissionais acompanhar os clientes nas diferentes fases de interação com a empresa é fundamental.

O grande benefício ao escolher um CRM automatizado é executar certas tarefas no lugar dos profissionais. Ao invés de o colaborador enviar um cupom de desconto ao cliente que efetuou uma compra 30 dias atrás, o CRM assume essa função.

Usabilidade e acessibilidade

A usabilidade em um CRM aborda diversos aspectos. De modo geral, o sistema deve ser intuitivo e permitir a execução de uma tarefa em poucos cliques. O usuário deve encontrar os recursos facilmente, enquanto a ferramenta deve ser capaz de gerenciar o erro do usuário, identificando-o e sugerindo o caminho correto.

Em aspectos mais específicos, a usabilidade pode ser considerada acessibilidade. É o uso do CRM em dispositivos móveis e na nuvem. A ideia aqui é dar mais agilidade e flexibilidade aos profissionais na execução do trabalho.

O Customer Relationship Manager com boa usabilidade em dispositivos móveis permite, por exemplo, que o vendedor confira informações essenciais para a condução da proposta de venda no caminho para a reunião com o cliente.

Na operação em nuvem, o CRM traz mais segurança para o gestor, porque está conectado à internet. A atualização das informações é feita com a conexão, e qualquer problema nos dispositivos não gera transtorno.

Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa. <br />
<br />
Transforme a experiência dos seus clientes e colaboradores, gerando muito mais valor.

Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa.

Transforme a experiência dos seus clientes e colaboradores, gerando muito mais valor.

    Personalização

    Um bom CRM apresenta um painel de controle personalizável para que você adeque a ferramenta ao tipo de empresa. Se você possui estratégia de vendas B2B, seu painel será de uma maneira. Se sua estratégia é B2C, ele terá outros aspecto.

    A personalização otimiza o trabalho de todos não só por isso, mas também porque permite criar filtros com as métricas mais importantes de acompanhamento. É uma boa forma de organização de dados e facilitação de acesso.

    Armazenamento de dados

    O armazenamento de dados é uma funcionalidade básica para avaliar na hora de escolher um CRM. É com essas informações que o gestor tomará decisões mais estratégicas para crescer no mercado utilizando a ferramenta.

    Perceber gargalos no processo de compra, entender a reação do consumidor a um produto ou serviço, encontrar as dificuldades da equipe de vendas, tudo isso estará no CRM. Assim, além de auxiliar o gestor a enxergar a administração do negócio de forma global, permite que ele verifique o desempenho da equipe, individual e coletivamente.

    Relatórios

    Já pensou ter relatórios customizados com as melhores informações? Essa funcionalidade não está presente em todos os CRM, mas é tão fundamental quanto o armazenamento de dados. Com o acesso a esses documentos, o gestor pode identificar falhas e oportunidades para adequar suas ofertas e entregas.

    Mas vale a ressalva: relatórios eficientes dependem de inserção de dados no sistema pela equipe em todas as etapas de vendas.

    Suporte

    Na hora de escolher um CRM, veja se a assinatura vem ou não vinculada a uma equipe de suporte. Analise como esse serviço é prestado para que, diante de bugs ou dificuldades de uso, você obtenha a ajuda necessária para resolver o problema.

    Em geral, você se depara com documentação de suporte, perguntas frequentes, blogs, vídeos e ajudas de autoatendimento. Mas nem sempre existe uma equipe de suporte brasileira ou de língua portuguesa disponível.

    Custo benefício

    Por fim, se todos os CRM que você pesquisou possuem funcionalidades que atendem às suas necessidades, o preço passa a ser um fator mais relevante.

    Considere custos iniciais, de treinamento e implementação, de upgrades e suporte contínuo, se existirem. Boa parte dos CRMs oferecem preços por usuário. Verifique o que está incluído em cada pacote antes de tomar a decisão.

    O que devo considerar para tomar a decisão certa?

    Você já avaliou as funcionalidades do CRM e seus processos internos. Para escolher um CRM ótimo para seu negócio, é importante considerar outros 2 fatores: teste e simplicidade.

    Se você ficou em dúvida entre algumas opções, o melhor a se fazer é testar o CRM.

    Com o teste, o gestor entende na prática como a ferramenta poderá trabalhar para melhorar a rotina dos profissionais e da empresa. Ele cumpre o que promete? Há funcionalidades desnecessárias que extrapolam as suas necessidades?

    Além do teste, aposte na simplicidade. Nem sempre o CRM com mais recursos trará mais organização e desempenho para sua empresa.

    Escolher aqueles com funcionalidades ajustadas exatamente às suas necessidades é a melhor aposta. Na medida em que seu negócio for se desenvolvendo, você opta por um software mais robusto.

    Escolher um CRM é uma tarefa fundamental para melhorar os resultados e a entrega da sua empresa. Para avaliar todas as funcionalidades e a adequação ao seu negócio, pode ser interessante contar com um parceiro para fornecer a melhor opção. Converse com os especialistas da Sottelli!

    Feras no assunto

    Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

    Fale com um especialista