Internalizar ou contratar uma consultoria experiente?

Internalizar ou contratar uma consultoria experiente?

Publicado por nome do autor em data do post

Imagine que você está em busca de profissionais no mercado para atender a uma demanda de sua empresa de varejo. No entanto, não sabe se é melhor internalizar ou contratar uma consultoria para resolver a questão. De fato, essa decisão é bastante difícil em alguns casos.

Essa é uma dúvida comum em muitos negócios e aparece bastante quando se trata de um assunto desconhecido pelos profissionais internos. Por isso, é preciso avaliar com atenção se é melhor ter uma equipe interna ou se é vantajoso terceirizar o serviço.

Antes de decidir por um ou outro, já adiantamos que é fundamental avaliar a realidade interna no tocante à gestão de pessoal. Considere o número de funcionários da empresa, o custo total da folha de pagamento, e a especialidade dos funcionários que já fazem parte do quadro. Essa avaliação é importante, porque o custo e a expertise são fatores que devem ser considerados ao comparar a internalização ou a terceirização de um serviço.

Dito isso, acompanhe a seguir algumas considerações sobre o tema!

Quando internalizar?

Ter um bom quadro de pessoal é fundamental em qualquer empresa. Os profissionais internos são a base do negócio, pois detém conhecimento sobre todo o seu funcionamento e sobre o core business. Mas para que o desempenho empresarial seja satisfatório, é importante que a equipe seja bastante qualificada, especialmente nos setores considerados chave para a atividade econômica, como o atendimento ao cliente.

Assim, internalizar é uma prática muito utilizada quando o gestor precisa de um profissional específico para encorpar uma equipe relacionada ao core business. Ter profissionais internos confere à direção da empresa mais controle e maior concentração das atividades específicas daquela equipe.

Mas nada impede de contratar profissionais internos para equipes de apoio, que também têm grande importância no negócio. A questão é que, quando se pensa na relação custo-benefício, a internalização começa a ser um problema. Afinal, um profissional gabaritado é mais caro. Se a empresa optar por internalizar vários postos que demandam alto conhecimento, terá um custo altíssimo com a folha de pagamento.

Se o seu CRM não está te ajudando a oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, alguma coisa está errada! <br />
<br />
Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa.

Se o seu CRM não está te ajudando a oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, alguma coisa está errada!

Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa.

    Razões para contratar uma consultoria experiente

    Para criar e sustentar uma vantagem competitiva no longo prazo, uma empresa deve buscar a excelência de seu modelo de negócios. Isso envolve todas as equipes internas, que precisam ter profissionais especializados naquilo que fazem. Afinal, os talentos são um dos ativos mais importantes de uma empresa.

    No entanto, a realidade da maior parte das empresas brasileiras é muito dura. O orçamento é restrito e é difícil conseguir atingir um crescimento suficiente para ter uma equipe interna grande e qualificada, de modo que ninguém fique sobrecarregado e todos executem suas atividades com o máximo de desempenho.

    É neste contexto que contratar uma consultoria experiente pode ajudar. Ela agrega conhecimento ao negócio, aporta experiência adquirida em anos de atuação em seu segmento, traz mais agilidade para os projetos empresariais e avalia o negócio com um olhar mais neutro.

    Veja a seguir algumas razões para contratar uma consultoria experiente.

    Maior pensamento estratégico

    Uma grande vantagem ao contratar uma consultoria experiente é contar com mais pensamento estratégico. No dia a dia de uma empresa, muitos profissionais executam suas atividades sob a pressão de manter o negócio vivo. É o caso do time de vendas.

    Eles estão mergulhados naquelas tarefas de captar um lead qualificado, e isso pode prejudicar bastante a capacidade de pensar estrategicamente, de criar novas soluções para impulsionar o crescimento da empresa a longo prazo.

    Porém, ter o apoio de consultores externos que não estão envolvidos no dia a dia e nos problemas operacionais da empresa ajuda o gestor a sair da zona de conforto e da mentalidade padrão adotada para o negócio. É uma grande chance de ter novas perspectivas e de criar novas hipóteses de trabalho nas equipes.

    Em outras palavras, contratar uma consultoria gera insights valiosos que são transformados em decisões mais fundamentadas.

    Implementação acelerada de estratégias

    Além do pensamento estratégico apurado, muitas consultorias possuem metodologias para acelerar a implementação de seus projetos, como o Scrum. E implementar planos de ação com agilidade é essencial para o sucesso, desde que o projeto tenha transparência e clareza na comunicação, qualificação das equipes e boas ferramentas.

    Na Sottelli, por exemplo, implementamos projetos Salesforce baseando-nos em metodologias ágeis, com pequenas e constantes entregas de valor ao cliente final. Nossos consultores conseguem executar projetos com rapidez devido à uma metodologia de acompanhamento constante.

    Bom custo-benefício

    Contratar uma consultoria não custa muito caro. Imagine que sua empresa tenha um grande projeto a ser implementado na área de tecnologia, mas não possui uma equipe interna suficientemente capacitada. Internalizar um especialista pode custar muito mais caro do que uma consultoria, devido ao alto salário desse profissional.

    Por isso, é preciso considerar que contratar uma consultoria experiente é, acima de tudo, um investimento. Existe um projeto específico a ser implementado, e a implementação se dará com consultores com expertise e experiência naquele tema. Isso se reflete em ganhos substanciais para o negócio, pois traz melhorias para o dia a dia corporativo.

    Se existe um problema a ser resolvido, e nenhum profissional interno é capaz de resolvê-lo, o melhor é deixar nas mãos de uma consultoria. Afinal, como apontaremos adiante, a consultoria se baseia não só em expertise e experiência de seus consultores, mas também em multidisciplinaridade.

    É isso que garantirá a resolução do problema com agilidade, pois já estão acostumados a resolvê-lo.

    Ganho permanente para a empresa

    Quando pensamos em custo-benefício ao contratar uma consultoria experiente, estamos pensando em longo prazo. Como pontuamos, é um investimento que, inicialmente, aumenta potencialmente os resultados da empresa. É o que aconteceu com a consultoria da Sottelli prestada à Pearson.

    No entanto, há um ganho permanente para a empresa, pois o conhecimento adquirido com os consultores não se perde após o encerramento do contrato. Afinal, eles implementam melhorias com o projeto que envolve diretamente seu negócio, com a participação dos gestores e funcionários da empresa.

    É, sem dúvidas, um processo que gera um aprendizado rico para todos.

    Expertise e experiência dos consultores

    Um motivo relevante para contratar uma consultoria experiente é ter o apoio de profissionais especializados e certificados no segmento. No mercado de trabalho atual, sabemos que há uma forte tendência de remunerar melhor os especialistas em determinado ramo. Por isso, manter profissionais internos altamente especializados em um tema seria algo muito custoso para uma empresa.

    Neste contexto, contratar uma consultoria experiente é a melhor forma de contar com a expertise e experiência dos consultores com um bom custo-benefício, como apontamos.

    A Sottelli, por exemplo, está há 12 anos no mercado de consultoria atuando exclusivamente como parceiro Salesforce, o CRM # 1 do mundo. Somos, inclusive, certificados pela própria Salesforce por nossas habilidades e conhecimento sobre o ecossistema.

    A empresa reconhece as conquistas de seus parceiros de consultoria e mede a expertise nas áreas de conhecimento técnico, experiência de projeto e sucesso do cliente por meio do programa Salesforce Navigator. Na prática, se seu negócio pretende contratar uma consultoria experiente em Salesforce, basta entrar na página do programa para ver a avaliação da consultoria.

    Sottelli e as certificações Salesforce

    A Salesforce criou o programa Salesforce Navigator para facilitar a compreensão sobre a experiência de um parceiro em relação a um produto ou ao ecossistema da Salesforce. Se você está no setor de varejo, por exemplo, e deseja implementar o Marketing Cloud, precisa contratar uma consultoria experiente em Marketing Cloud. E a Salesforce aponta para você quem são os parceiros comprovadamente experientes nessa área.

    Mas como os parceiros são avaliados? De forma geral, o programa da Salesforce avalia a competência e o conhecimento do parceiro para oferecer sucesso ao cliente em uma nuvem ou vertical do setor.

    Em seguida, avalia tais habilidades na entrega de projetos complexos, mantendo altos níveis de sucesso do cliente. Por fim, atesta os especialistas que são líderes de pensamento em uma nuvem ou vertical do setor, capazes de lidar com os maiores e mais complexos projetos e alcançar os mais altos padrões de sucesso do cliente.

    Para avançar no programa e obter certificações, a consultoria deve provar sua expertise e experiência. A empresa deve ter compreensão técnica dos produtos Salesforce e suas aplicações, configurações e administração.

    Além disso, deve acumular experiência com implementação de produtos Salesforce em diferentes ambientes e com diferentes clientes (projetos concluídos). Por fim, deve ter consistência em relação ao sucesso ao cliente, ou seja, ter projetos ou implementações de qualidade.

    É o caso da Sottelli. Nós temos 57 projetos concluídos, e 22 profissionais certificados pela Salesforce, em um total de 68 certificações. Veja a seguir:

    • Certificações de desenvolvedor: são 26 certificações no total, sendo 1 de desenvolvedor de Marketing Cloud, 6 de App Builder (habilidades e conhecimento em projetar, construir e implementar aplicativos personalizados usando os recursos de personalização da plataforma Salesforce), 18 de desenvolvedor de plataforma I, e 1 de desenvolvedor de plataforma II.

    • Certificações de Marketing Cloud: 4 certificações que atestam que o profissional pode configurar produtos da Marketing Cloud utilizando as melhores práticas do setor e do produto. São especialistas familiarizados com a estrutura de dados no gerenciamento de dados do assinante e podem navegar completamente pela configuração e solucionar problemas.

    • Certificações administrativas: 14 certificações, sendo 13 em Administrador Salesforce Certificado (atesta a experiência no ecossistema Salesforce e a capacidade de assistir as empresas a alcançarem mais sucesso) e 1 em Especialista CPQ (profissionais com experiência em desenvolver, construir e implementar o Salesforce CPQ).

    • Certificações em arquitetura: 9 certificações, sendo 4 de Designer de arquitetura e gerenciamento de dados, 3 de Designer de Compartilhamento e Visibilidade e 2 de Arquiteto de Aplicativos.

    • Certificações de consultor: 15 certificações, sendo 7 de consultor de Sales Cloud, 5 de consultor de Service Cloud, 1 consultor de Marketing Cloud e 2 de consultor de Field Service Lightning.

    Equipe multidisciplinar

    Por fim, um dos pontos que motiva uma empresa a contratar uma consultoria é a multidisciplinaridade dos consultores. Quando a prestação de serviços é feita por profissionais com múltiplas competências, há chances de atingirmos o sucesso do cliente e garantir sua satisfação.

    A complementaridade dos profissionais e a atuação conjunta dos especialistas traz mais qualidade para os projetos.

    No caso da Sottelli, nossa equipe multidisciplinar de profissionais especializados em nuvens Salesforce atua com metodologias ágeis para suportar projetos de qualquer complexidade. Temos arquitetos, analistas, desenvolvedores e especialistas para garantir a satisfação do cliente em cada entrega.

    Em 12 anos de mercado de Cloud Consulting, nossa equipe já executou mais de 200 projetos relevantes dentro e fora do país, atendendo a mais de 120 clientes com implementação em Cloud Computing.

    Para manter os profissionais sempre capacitados e atualizados quanto às melhores práticas do mercado, a Sottelli possui uma estrutura de formação contínua e especializada, o Training Force.

    A prestação de serviços por nossa equipe multidisciplinar pode ser feita de 3 maneiras:

    • Improve (squads/devops): para projetos de maior complexidade, esta solução auxilia na implementação de projetos de transformação digital ou grandes customizações, e oferece recursos 100% exclusivos com indicadores de sucesso para gestão.

    • Keep: suporte continuado para atender manutenções corretivas e suportar melhorias rápidas. Uma solução de investimento controlado com indicadores de atendimento para acompanhamento transparente ao cliente.

    • Agile (squads/devops): solução ágil com alocação de recursos e entrega de projetos com método de escopo aberto, dividindo por sprints, o que gera mais flexibilidade para a tomada de decisão do nosso cliente.

    Internalizar ou contratar uma consultoria experiente são duas práticas válidas em uma empresa, mas cada uma cabe melhor para determinadas situações. No caso da consultoria, ela atua de forma qualificada e experiente no setor desejado pelo cliente e traz diversos benefícios, como maior pensamento estratégico, experiência e multidisciplinaridade.

    No caso da Sottelli, somos especialistas no ecossistema Salesforce. Para resolver os problemas de nossos clientes, utilizamos metodologias ágeis na execução dos projetos, sempre envolvendo o cliente em nossas decisões. Dessa forma, também contribuímos para o ganho permanente da equipe interna.

    O resultado é ter um maior desempenho das atividades a partir de um conhecimento avançado sobre as soluções Salesforce.

    Converse com a gente!

    Feras no assunto

    Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

    Fale com um especialista