CRM e ERP: Diferenças, benefícios e como escolher

CRM e ERP: Diferenças, benefícios e como escolher

Publicado por nome do autor em data do post

Gestores de negócios escutam diversas siglas de ferramentas que podem otimizar seu negócio. Duas delas são CRM e ERP.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recursos Empresariais).

Apesar de as siglas darem um indício de suas diferenças, ainda há muita confusão sobre as ferramentas. Veja, a seguir, a diferença entre CRM e ERP, os benefícios de cada um e como escolher!

O que é CRM?

CRM é uma ferramenta de relacionamento com os clientes, capaz de conferir excelência a esta função.

Essa solução tecnológica que facilita os processos comerciais é a primeira acepção, porém há outro bem conhecido.

O outro conceito de CRM se liga à metodologia de trabalho com foco em satisfação do cliente da empresa. Neste caso, a organização adota a cultura de valorização do cliente, estando sempre atenta às demandas dos consumidores e às suas expectativas.

O ideal, para ter todos os benefícios que um CRM pode trazer, é aliar a solução com a metodologia. Assim, é possível ter uma ferramenta de gestão que vai além de um mero repositório de dados, pois existe uma cultura de foco no cliente. Com o treinamento da equipe, é possível usufruir de muitos benefícios.

Benefícios

Automatização de relacionamentos

Na medida em que a empresa cresce, o número de leads, prospects e clientes também aumenta. O CRM auxilia os profissionais a atuarem de forma mais produtiva por meio da automatização, suprindo a necessidade de expandir a equipe de vendas na mesma proporção.

Gestão de oportunidades de vendas

O CRM permite às equipes lidar com leads, prospectos e clientes com organização e eficiência. Dessa forma, os profissionais conseguem gerir todas as oportunidades do funil de vendas. Por isso, também podem compreender melhor a jornada do consumidor.

Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa. <br />
<br />
Transforme a experiência dos seus clientes e colaboradores, gerando muito mais valor.

Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa.

Transforme a experiência dos seus clientes e colaboradores, gerando muito mais valor.

    Registro de histórico dos clientes

    As informações sobre clientes são peças-chave no relacionamento. Com o CRM, todo o histórico do cliente fica registrado de forma organizada, permitindo a construção de estratégias de marketing e vendas mais efetivas.

    Organização de processos

    O CRM possui funcionalidades que estruturam o processo e conferem um encadeamento lógico das atividades do setor. Assim, contribuem para uma atuação mais organizada da equipe, diminuindo os erros.

    Maior produtividade

    Ao automatizar tarefas, otimizar os fluxos de informação e dar visibilidade às ações, o CRM confere produtividade ao setor de vendas. Assim, as equipes conseguem atingir um maior número de conversões.

    Alinhamento com o setor marketing

    O CRM promove integração e permite a consulta de informações. Isso faz com que as equipes de marketing e vendas fiquem mais alinhadas e maximizam os resultados.

    O que é ERP?

    ERP é uma solução tecnológica que integra e padroniza os processos organizacionais. Seu objetivo é otimizar o trabalho de todas as áreas: RH, administrativo, contábil, financeiro, compras, marketing, vendas e outras.

    E como o ERP faz isso?

    Conectando os fluxos de informação de modo que todos os setores tenham acesso às informações estratégicas simultaneamente. Isso torna a tomada de decisão mais ágil e assertiva.

    Enquanto a área de RH calcula a folha de pagamento, o setor financeiro recebe a informação automaticamente e traça as ações para garantir o pagamento no dia correto.

    Enquanto a área de marketing finaliza a última etapa do funil, a equipe de vendas está pronta para receber o futuro cliente e fechar o negócio.

    Não à toa, a integração proporcionada por um ERP traz muitos benefícios!

    Benefícios

    Redução de custos

    Com o ERP e os processos organizacionais estruturados, é possível reduzir os custos de operacionalização do negócio, evitando desperdício de recursos materiais e humanos. Produz-se mais em menos tempo, o que aumenta os resultados financeiros.

    Integração do conhecimento empresarial

    O uso de um ERP permite ao gestor integrar os setores por meio da eficiência na distribuição de informações estratégicas. Assim, os processos se tornam mais padronizados e eficientes, minimizando os erros.

    Produtividade

    A otimização de processos com a adoção de um ERP provoca aumento de produtividade das equipes, pois os trabalhos manuais e repetitivos são automatizados. Isso confere agilidade e eficiência, evitando retrabalho e erros.

    Análise de dados

    Um uso fundamental do ERP é a análise de dados digitais por meio de relatórios gerenciais. Eles permitem uma visão global sobre as operações do negócio, o que dá mais fundamento à tomada de decisões.

    Alinhamento estratégico

    A ferramenta permite aos gestores acompanhar de forma sistemática o planejamento e sua execução. Assim, mantém-se um alinhamento estratégico e uma coerência em toda a organização.

    Qual a diferença entre CRM e ERP? Qual escolher?

    CRM e ERP são duas soluções tecnológicas muito relevantes para um negócio, mas com objetivos diferentes.

    • O ERP tem como foco otimizar os processos operacionais da empresa para garantir produtividade, eficiência e redução de custos.
    • Já o CRM agrupa dados e informações para otimizar a aquisição e a retenção de clientes, bem como o relacionamento com eles.

    Se o gestor busca aumentar a capacidade e a eficiência do time comercial (vendas e marketing), o CRM é a escolha correta.

    Ela possibilitará uma melhor articulação na compreensão das demandas do cliente, aumentando as chances de prospecção e conversão de leads. A automatização de marketing também é feita no CRM.

    Se o foco, porém, é melhorar todos os processos de todas as áreas, o ERP é mais indicado.

    Ele aborda, também, as áreas comerciais, mas não somente. Seu objetivo é melhorar de forma global os processos organizacionais.

    Na hora de escolher um ERP ou um CRM (ou ambos), o primeiro passo é avaliar as necessidades da empresa.

    Outros pontos fundamentais são a reputação do fornecedor, as funcionalidades de cada solução, que devem se alinhar às suas necessidades, o custo-benefício, e o suporte oferecido.

    Qual a importância de integrar o ERP com o CRM?

    Ao invés de escolher entre CRM e ERP, você pode optar pelas duas ferramentas, que podem trabalhar de forma integrada. Quando ocorre a integração das duas soluções, o gestor consegue otimizar toda a automatização empresarial, os processos internos e a produtividade.

    Isso porque ela agiliza ainda mais o fluxo de informações, contribuindo para a performance, para a qualidade e para as entregas.

    Em outras palavras, a integração de ERP com CRM é uma maneira de profissionalizar sua empresa de uma vez só.

    Ao mesmo tempo em que há estruturação e padronização dos processos, há melhora no relacionamento com leads e clientes.

    Grandes empresas utilizam CRM e ERP para otimizar toda a sua gestão. Desde a área administrativa até o setor de vendas, os processos internos são mais organizados e eficazes. Na hora da escolha, é preciso avaliar suas necessidades e outros pontos para escolher boas soluções.

    Quer aprender outras maneiras de acelerar seus resultados? Veja como melhorar seu processo de vendas!

    Feras no assunto

    Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

    Fale com um especialista