Como um CRM pode auxiliar na automação de processos da sua empresa?

Como um CRM pode auxiliar na automação de processos da sua empresa?

Publicado por nome do autor em data do post

CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma solução que atua em várias frentes de uma empresa. A ferramenta proporciona automação de processos de vendas, marketing, atendimento e gestão administrativa. Excelente, não?

Mas como seus recursos podem trazer tantos benefícios para essas equipes? Explicamos neste post como é a automação de processos com o CRM, bem como sua atuação nessas frentes. Confira!

CRM e automação de processos dentro da empresa

A automação de processos em uma empresa é uma etapa de adequação à transformação digital. O mundo mudou, se tornou hiperconectado, e as organizações precisam seguir a mesma linha para sobreviver. Para tanto, passaram a adotar ferramentas que trazem resultados eficientes em todos os seus setores. E é nesse contexto que o CRM ganhou maior importância.

Com a tecnologia fazendo trabalhos repetitivos, os profissionais passaram a atuar em posições estratégicas. Na era do cliente, como a atual, isso significa maior evolução e relevância no relacionamento com o cliente. Em outras palavras, foco na experiência do cliente. Este é o conceito sob o qual se baseiam as plataformas de CRM.

Afinal, elas centralizam as informações coletadas dos clientes para fazer a gestão de contas, leads e oportunidades de vendas no mesmo ambiente. O que antes era feito com planilhas e agenda passou a ser realizado pela tecnologia.

E ela pode abranger as 4 frentes do processo: vendas, marketing, atendimento e administrativo.

Vendas

O CRM é uma ferramenta que realiza a automação de processos de venda. Além de conduzi-los um só lugar, ela faz a integração com calendários, e-mail e softwares de automação de marketing. Isso otimiza o tempo dos profissionais e confere mais produtividade ao trabalho.

Ao mesmo tempo, com a centralização de dados, eles conseguem encontrar as melhores oportunidades de negócio. É possível focar nas necessidades dos clientes, personalizando a venda e antecipando necessidades.

O resultado é excelente para o negócio: vendas mais inteligentes, frequentes e rápidas. Ou em outras palavras, vender mais em menos tempo.

Enquanto o CRM realiza as tarefas simples de forma automatizada, sua equipe foca nas etapas importantes de conversão de vendas. Assim, melhora a eficácia do funil de vendas.

Marketing

O marketing é também um setor essencial no relacionamento com o cliente. A automação de processos nesta equipe também colabora para o acompanhamento da jornada do cliente pelo funil. Nada de esperar um comprador entrar em contato! É possível se antecipar, adotando estratégias para antecipar suas necessidades.

Mas como se dá a automação de marketing? Com ferramentas e soluções tecnológicas que eliminam tarefas manuais e permitem o monitoramento de todas as ações geradoras de pontos de contato. A partir desse monitoramento, os times conseguem ordenar prioridades e atuar com agilidade e eficiência.

Em outras palavras, podem focar mais na jornada do cliente, personalizando a abordagem. Isso faz com que clientes com diferentes interesses sejam impactados de forma ideal. Como consequência, a empresa fecha mais negócios, porque atua diretamente na dor da persona.

O CRM de Marketing da Salesforce, por exemplo, disponibiliza jornadas personalizadas e relevantes em todos os dispositivos e canais. Isso permite que os profissionais de marketing enviem o conteúdo certo no momento certo em qualquer fase do relacionamento com o cliente.

Atendimento

O objetivo maior do CRM é gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente, certo? Não à noite, ele mantém um registro dos contatos realizados para cada lead ou cliente. No mesmo sentido, tem um controle de visitas feitas por determinado prestador de serviço. Esses exemplos práticos trazem à tona o papel do CRM na automação de processos de atendimento.

Atendimento ao cliente é todo o suporte que um fornecedor oferece ao cliente antes, durante e após a compra. E um bom relacionamento depende muito do atendimento eficaz, porque ele integra a experiência do cliente. Se sua empresa não consegue resolver problemas de forma rápida ou oferecer autoatendimento disponível 24 horas por dia, pode perder lugar para a concorrência.

Por isso, o CRM se torna uma ferramenta tão importante, porque pode ser focado no atendimento 360º. Assim, sua equipe consegue ter uma visão integrada de cada cliente, estando sempre pronta para auxiliá-lo.

E vale destacar que a solução também atua no pós-venda, reunindo estratégias para melhorar a experiência após a conversão. Com CRM, esta etapa se torna muito mais precisa devido à personalização.

Administrativo

Se um CRM faz a automação de processos nas equipes de vendas, marketing e atendimento, certamente possui importante papel no setor administrativo. De fato, se você deseja organizar e controlar o processo comercial de sua empresa, essa é a ferramenta ideal.

Além de colocar em ordem o processo de vendas, ele permite acompanhar o funil em tempo real. Isso significa que todos consegue ver claramente cada uma das etapas da negociação. Na prática, identifica-se o ponto que deve ganhar receber mais esforços para fechar mais vendas.

O fato de centralizar todos os dados em um só lugar também contribui bastante para essa organização. Os profissionais podem acessá-los a partir de uma plataforma sempre que precisarem. Dados de contato, histórico de interações com a empresa e costume de compra são informações muito relevantes.

Além de contribuírem para as ações dos profissionais, dá ao gestor uma visão ampla e integrada da empresa. Dessa forma, é possível tomar decisões mais inteligentes e embasadas, considerando os diversos setores.

E essa visão ampla ainda pode ajudar a perceber os erros, adotando melhorias para corrigi-los. Se um negócio não foi fechado, é possível encontrar os pontos fracos. A partir daí, o gestor reajusta a estratégia com seus times para retomar a dianteira no mercado.

Desde o primeiro contato com seu negócio, o cliente deve sentir que você é a empresa certa para resolver o problema. Para tanto, é preciso investir em um atendimento diferenciado já no primeiro momento. O mesmo vale para um cliente antigo, que precisa de auxílio para uma demanda.

Ao mesmo tempo em que presta esse atendimento, você deve focar nos processos de marketing e vendas. A boa gestão administrativa contribuir para traçar estratégias mais assertivas e fechar mais negócios.

E tudo isso é otimizado com a automação de processos com auxílio de um CRM. É uma maneira inovadora de se conectar com seus clientes em toda a jornada. A fidelização se torna um processo natural quando ela é bem feita.

Está interessado em uma solução CRM? A Sottelli pode trazer todos esses benefícios para sua empresa ao assessorar a solução Salesforce. Conheça as soluções Salesforce que podem ajudar a sua empresa!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista