CRM gratuito ou CRM premium: qual escolher?

CRM gratuito ou CRM premium: qual escolher?

Publicado por nome do autor em data do post

O dilema entre CRM gratuito ou CRM premium é muito comum para o gestor empresarial. O setor de marketing e vendas possui um papel estratégico na organização. E para ter bom desempenho precisa receber investimentos, o que inclui soluções tecnológicas. Mas elas precisam ter necessariamente um custo?

No caso do CRM, existem essas duas opções de sistemas de gestão de relacionamento com o cliente. Enquanto o CRM gratuito pode funcionar para alguns tipos de negócio, o CRM pago é ideal para outros. Mas como escolher o melhor?

Demonstramos a seguir as diferenças entre eles, mas tenha em mente que, seja qual for, você terá uma melhora significativa em seus processos.

CRM premium

O CRM premium é uma ferramenta mais completa de gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite aos profissionais trabalharem de forma integrada. Como assim?

Em geral, este CRM é integrado com outros sistemas, como ERP, chats online, plataformas de prospecção, chatbots e telefonia voIP. A grande vantagem dessa integração é centralizar todos os dados em um só local, desde a geração do lead à etapa pós-venda.

Outra característica do CRM premium é ter maior espaço para cadastrar dados, bem como maior quantidade de usuários cadastrados. Também é possível cadastrar um maior número de pipelines, algo fundamental para acompanhar a jornada do cliente.

Essas possibilidades permitem que as estratégias do setor de marketing e vendas sejam mais assertivas. O cruzamento de dados proporciona insights valiosos para o gestor ajustar as ações, sempre buscando uma entrega melhor.

Além disso, o suporte dado ao usuário da ferramenta é bastante eficiente. Ele envolve implementação, configuração e treinamento, mas também auxílio em caso de problemas técnicos.

Por tudo isso, contar com um CRM premium, com uma versão paga desde o início é um investimento, e não um gasto. As estratégias da sua empresa para captar e fidelizar clientes são mais eficazes, as chances de gerar conversões em tempo otimizado são maiores, e sua marca atinge um nível diferenciado.

CRM gratuito

Um CRM gratuito é aquele que, em alguns contextos, parece ser a melhor opção. Afinal, você não paga nada por ele e pode otimizar seu processo de venda. De fato, é uma solução que permite a organização das informações, dispensando finalmente as inúmeras planilhas.

Na prática, um CRM gratuito é melhor do que uma planilha. Por isso, ele é a opção mais considerada pelo setor de marketing e vendas no primeiro momento.

Em geral, a solução sem custo apresenta algumas limitações quanto ao cadastro de dados. Por este motivo, se sua estratégia ainda está na fase inicial de implementação, ela é uma opção interessante. Você tem o benefício de testá-la sem custo, enxergar o funcionamento de um CRM e os benefícios que ele trouxer.

No entanto, o setor de vendas é uma área estratégica que demanda alta qualidade. E isso só ocorre com investimento. Sem investimento não tem retorno. Com o passar do tempo, o CRM gratuito não dará conta do crescimento do seu negócio. Ou seja, a estratégia ficará comprometida. Por isso, é preciso conhecer os pontos fracos deste CRM.

Pontos fracos do CRM gratuito

Como qualquer ferramenta tecnológica pela qual não se paga, o CRM gratuito tem alguns pontos fracos.

O primeiro deles é o armazenamento e o gerenciamento de dados limitados. Isso pode não fazer diferença para uma pequena empresa. No entanto, na medida em que você cresce, a limitação impede que você tenha um grande número de documentos, cadastros, leads e oportunidades.

No mesmo sentido, existe um limite de pipelines. Essa limitação existe inclusive em CRM pago (especialmente naqueles com diferentes assinaturas), então é natural que tenha também em um CRM gratuito. Considerando que o processo comercial é complexo, é preciso passar por todas as etapas até chegar à venda. O relacionamento com o cliente é essencial, e por isso é preciso ter mais de um funil, como funil de pré-vendas, vendas, contratos, follow up e customer success.

Outro ponto fraco é a ausência de integrações, que impede que os dados do CRM gratuito sejam transmitidos para outras plataformas. Seria preciso uma terceira ferramenta, o que custa mais dinheiro. Esse problema não é visto em um CRM Premium, que possui integração nativa com diversas ferramentas.

Veja que estamos falando de recursos importantes que um CRM grátis não possui. Como consequência, seus profissionais terão mais dificuldade em acelerar o fechamento de vendas. Se a ideia era ser mais efetivo do que no uso da planilha, seu objetivo não será plenamente atingido.

Ainda é preciso destacar que este CRM não elabora relatórios completos e eficientes, que permitiriam avaliar todo o seu processo de venda. Sem entender a taxa de conversão e as oportunidades, é impossível melhorar as falhas dos processos.

Por fim, o suporte não é tão eficiente, porque é pouco provável que exista uma área bem estruturada para isso (SLA, por exemplo). É você por conta própria.

Questões para avaliar em um CRM

Agora você já é capaz de escolher entre CRM gratuito ou CRM premium. Em qualquer caso, é preciso considerar os principais pontos da sua escolha. Veja:

  • Integrações com outras plataformas: um bom CRM, de forma geral, gera vendas ao transformar leads em clientes. Mas é preciso ter integração com outras plataformas, como ERP e ferramentas de marketing digital para receber dados de prospects, vendas fechadas e outras informações. Assim, os dados entram e saem da solução conforme as necessidades de seus processos.
  • Suporte técnico e sucesso do cliente: optar por um CRM que presta um ótimo suporte para problemas técnicos é fundamental, mas é preciso também ter um profissional do fornecedor à disposição para que sua experiência como usuário seja a melhor possível. Busque saber sobre os canais de atendimento, o prazo de resolução dos tickets e outras informações.
  • Segurança: a segurança dos dados deve ser uma prioridade para você, especialmente considerando a entrada em vigor da LGPD. Procure saber onde os dados ficam hospedados, a garantia de disponibilidade, as configurações de acesso e outras informações relevantes.
  • Funcionalidades: um CRM é pode ser composto por diversas funcionalidades, mas você deve escolher aquelas que o ajudarão a atingir seus objetivos. Tente avaliar cases semelhantes à sua realidade e peça uma demonstração do produto baseada em seus processos comerciais.
  • Usabilidade do software: o usuário final do CRM deve ter sucesso e satisfação ao utilizá-lo, porque assim a adesão dos usuários será maior, o que contribui para atingir aos objetivos. Opte por uma ferramenta agradável e intuitiva para o uso operacional dos seus profissionais.
  • Valor: preço e valor são coisas distintas. Nem sempre, o CRM mais barato possibilitará que você atinja aos objetivos propostos. A solução ideal é aquela que consegue demonstrar valor com o menor preço possível. Ou seja, que possui melhor custo-benefício.
  • Objetivo: pense exatamente no que você está buscando para sua empresa e os motivos que o fizeram procurar uma CRM.

CRM gratuito ou CRM premium, quando bem utilizado, pode ser muito benéfico para uma empresa.

No entanto, por ser uma solução mais completa, muitas organizações têm um CRM pago desde o início. Principalmente para obter bons insights de negócio. Assim, é possível prever as necessidades de compra, analisar as interações e fidelizar clientes com mais facilidade.

Você sabia que o CRM é um SaaS completo? Veja nosso Guia SaaS para entender melhor o significado e os benefícios sobre este serviço!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista