WEBINAR – A ERA DO CLIENTE | 13 OUT

21 outubro 2016 Categoria: Sem categoria

banner_tecnologia

No dia 13 de Outubro, a SOTTELLI, que atua há anos com aplicações móveis e integrações de soluções de negócios, promoveu via webinar a discussão sobre como se conectar com seus clientes de uma forma totalmente nova.

A apresentação de Ellen Cipulo, consultora Salesforce da Sottelli, mostrou como será o futuro do CRM em um contexto de mobilidade, redes sociais, cloud e produtos conectados.

Veja abaixo algumas dúvidas dos participantes.

Deixe seus comentários e dúvidas, que entraremos em contato!

 

É possível medir o valor investido e o resultado das campanhas de marketing?

É possível sim.  O Salesforce é preparado para integrar todos os processos de relacionamento com os clientes, o que quer dizer que você consegue a partir de uma campanha de marketing, direcionar um lead para um vendedor e rastrear todas as oportunidades que foram geradas.  E o melhor, você ainda consegue ver dessas oportunidades quantas foram ganhas e qual o valor exato.

 

É possível cruzar as informações de venda com o marketing da empresa?

É possível sim.  O Salesforce é uma plataforma que já integra na mesma base todas as atividades de relacionamento com o cliente, mas caso a empresa já utilize outras ferramentas de automação de marketing para disparo de e-mails, SEO ou construção de jornadas, portais de clientes e outros, também é possível integrar as informações relevantes de modo que a empresa possa ter uma visão integrada do seu desempenho no mercado.

 

O Salesforce é para empresas que vendem produtos?

O Salesforce é um CRM para empresas que tem clientes. A ferramenta atende a cenário de vendas de serviços, produtos e mistos.  Aqui na Sottelli costumamos dizer que a maior funcionalidade do Salesforce é a flexibilidade.  Isso quer dizer que conseguimos adaptar a ferramenta para qualquer cenário de empresa, pois é o DNA da plataforma.

 

Pode falar um pouco mais sobre o Salesforce como plataforma?

A plataforma é o segredo da flexibilidade do Salesforce.  É uma composição de pequenas peças que conseguem ser encaixadas para aderirem a qualquer processo de negócio.  Isso quer dizer na prática, que é rápido customizar o Salesforce quando comparamos com a customização de sistemas de gestão tradicionais, de prateleira. Além disso, na plataforma temos ferramentas para desenvolver não só processos empresariais das mais diversas áreas, complementares ao CRM, como portais de clientes, de fornecedores, aplicativos mobile para clientes.  A grande vantagem é que todos esses processos correm sobre uma base única de informações, o que torna a empresa inteira muito mais integrada e eficiente. Imagine lançar um aplicativo para seus clientes e ver em seu cadastro estatísticas de uso desse aplicativo.  Com o Salesforce é possível ter uma visão muito mais profunda de todo o seu ambiente de negócio.

 

Eu consigo gerar meu pipeline através do Salesforce?

Sim, os gestores conseguem acompanhar toda a visão das oportunidades sendo trabalhadas por fase, e filtrar a visibilidade por vendedor, por linha de negócio, por data de fechamento, e qualquer outro parâmetro de oportunidades que a empresa precise gerenciar.

 

Minha equipe de vendas é pequena, mesmo assim consigo ter Salesforce?

Como é cobrado por usuário, cada empresa tem um custo de Salesforce proporcional ao tamanho de sua equipe.  Também existe uma versão do Salesforce para empresas menores. Além disso, a ferramenta já vem com relatórios prontos e funcionalmente pronta para usar.

 

Consigo integrar informações do Salesforce com meu ERP?

Desde que o ERP tenha algum recurso para trocas de dados, sim.  Existem muitas formas de integrar sistemas: webservices, API, troca de arquivos.  Para todas elas, a Sottelli tem know how para fazer a integração entre os sistemas. O que varia é a complexidade técnica da integração.  Existem cases de Salesforce integrado com Datasul, SAP, Protheus, Logix, Sankia, e diversos desenvolvimentos internos.  A Sottelli nasceu fazendo customizações e integrações em ERP, e se a ferramenta tiver algum método para troca de informações com outros sistemas, é possível integrar com o Salesforce.

 

 

O Salesforce é só para meus vendedores? Posso estender a ferramenta para os meus representantes?

O salesforce pode ser utilizado por vendedores, parceiros, representantes e até mesmo por clientes.  Existem licenciamentos específicos para cada tipo de usuário, e a ferramenta comporta todos eles ao mesmo tempo, através da separação do tipo de licença e perfil do usuário.

 

E para plataforma móvel, tipo smartphone ? Como funciona ?

O Salesforce CRM já vem com um aplicativo chamado Salesforce1, que publica todos os campos da aplicação do CRM no mobile, tornando possível que o vendedor interaja com a ferramenta a partir de qualquer lugar.  Ainda existem outras possibilidades, como desenvolver aplicativos para atividades específicas para a equipe de campo, como um passo-a-passo (tirador de pedidos e trade marketing entre outros).  Para o celular de clientes, existe a possibilidade do cliente acessar um portal de clientes, ou mesmo criarmos um app mobile completamente novo através do desenvolvimento, como o Uber, por exemplo.

 

Como funciona a integração com as redes sociais?

Existem integrações para o Salesforce com o facebook para criação de leads (marketing cloud), para a criação de chamados e para o monitoramento de comentários na rede.  Também existe uma integração com o Messenger do facebook, que possibilita trocar informações com o cliente em tempo real.  Todas essas funcionalidades funcionam para que a sua empresa possa ter todo o relacionamento com o cliente completamente integrado na ferramenta, tendo assim uma visão completa do cliente, sem perder a flexibilidade de relacionamento.

#SoluçõesTransformadoras #Webinar #AEraDoCliente #Sottelli

Acompanhe essa e outras novidades em nossa fanpage (www.facebook.com/sottelli) e em nosso Linkedin (Sottelli).

 

Mirella Noveli
Marketing and Sales
Sottelli